Coisas essenciais para sua segurança e do seu computador

O número de ataques virtuais vem crescendo muito ultimamente e atacando várias pessoas. Os vírus espalhados por aí, podem fazer desde coisas "simples" como mudar a página inicial do seu navegador, à coisas horríveis, como descobrir dados da sua conta bancária e te roubar. Você não pode nem imaginar os perigos que corre, um exemplo disso está no post "A Arte de Enganar com a Engenharia Social".
Ninguém quer ter seu computador infectado por vírus e muito menos ser espionado e roubado, não é mesmo? Por isso, preparei um post para lhe ajudar a se prevenir de crimes virtuais.

Use o Bom senso!


Imagine que você recebe um Email dizendo que ganhou um Ipad. O que você faria?
Nunca, em hipótese alguma abra um Email dessa espécie! Na internet, ninguém sai por aí distribuindo Ipad's para o primeiro que aparecer! Tenha bom senso, saiba pensar e distinguir o que é golpe e o que não é. No caso da curiosidade ser maior, pesquise antes para saber se o fato é verídico.
Isso que eu falei sobre os Emails é apenas um exemplo. Há vários outros golpes desse tipo, como uma página falsa na internet te prometendo algo, ou um site pedindo suas informações em troca de um suposto carro.

Tente distinguir o que é golpe, e o que não é.


Como eu falei, use o bom senso quando se deparar com situações como essa, mas outra dica muito importante é ter conhecimento em pelo menos um pouco de informática.
Se você tiver esse conhecimento, mais fácil será de se livrar de golpes. Não estou falando que você deve estudar informática até virar um Hacker, mas sim ter a noção de como distinguir o que é falso, do que é verídico.
Voltando ao exemplo do Email prometendo Ipad's... Agora imagine que você viu esse Email e ficou muito curioso, mas para não correr riscos procurou no Google se era verdade ou não. Achou apenas dicas (como essa) falando sobre não clicar nesse tipo de coisa, mas não se convenceu e ainda acha que não é golpe. O que fazer? Clicar no link do Email e ser infectado, ou realmente ganhar o Ipad? É nesse ponto que eu quero chegar!
Se você tiver algum conhecimento em informática, facilmente você descobrirá através da URL do Link o que vai acontecer se você clicar nele, ou então se for um Script, vai analisar o código e descobrir o que faz.
Porém, se não tiver nenhum conhecimento em informática, pode ser que a curiosidade acabe vencendo o medo e você se dê mal!

Divulgue, ajude os outros e a si mesmo!

Alguns vírus podem além de infectar você, ter acesso a dados de amigos e pessoas com quem você possui contato.
Novamente voltando ao exemplo anterior, digamos que você clicou no tal link e nada aconteceu. Como nada aconteceu, você fica tranquilo imaginando que não está infectado, mas o que você não desconfiava é que através desse link que clicou, havia um novo tipo de vírus, que dificilmente é detectado pelo Antivírus. O tal vírus tem acesso total a todas as suas informações, a todas as pastas do seu computador e arquivos.  E então, eis que você guardou no Bloco de Notas a senha do Facebook ou a senha do banco de algum amigo seu. O Hacker (Na verdade o CRACKER) acaba descobrindo isso e hackeia o seu amigo.
E se fosse o contrário? E se um amigo seu guardou a sua senha no computador dele e foi infectado?
É por isso que quando souber de um novo golpe como A página falsa que prometia ao usuário saber quem o visitou no Facebook, divulgue para as pessoas que você conhece e evite que esse tipo de coisa aconteça com você, e com elas.

Programas essenciais para a sua segurança.


Para finalizar, postarei aqui alguns programas que são necessários para a proteção, afinal, mesmo que você saiba usar o bom senso e saiba distinguir o que é golpe e o que não é, ainda sim corre riscos, pois existe vários outros métodos hackers que não necessitam que você use a mente, mas sim que você possua um sistema muito bem preparado para esse tipo de coisa.

Antivírus -  Não precisa ser nenhum gênio para saber o que esse programa faz, ele simplesmente te protege de vírus. Existem vários Antivírus, desde os gratuitos, até os pagos.
De todos os Antivírus que usei até hoje, posso dizer que o melhor foi o "Avira". Sim, ele é pago e a versão Free não é muito boa, mas se você pode pagar, ele é uma ótima opção. Outro Antivírus muito usado hoje em dia e que é gratuito é o Avast, mas não confio muito nele.
Anti Malware - Os Malwares são programas que infectam o computador da vítima, a fim de roubar dados confidenciais.
O melhor Anti Malware para a proteção é o  "Malwarebytes' Anti-Malware", nesse você pode confiar plenamente!
Anti Spyware - Os Spywares são programas automáticos que recolehm informações sobre seus costumes na internet e transmitem essas informações a uma entidade externa.
Dos Anti Spywares posso destacar o "SUPERAntiSpyware" e o "Spybot".
Firewall - O Firewall é um programa que impede que usuários mal intencionados tentem invadir o seu computador. Os usuários do Windows já vem com um Firewall instalado, mas é sempre bom ter outro, e posso destacar o "Comodo Firewall".

As dicas foram dadas, agora cabe a você saber usa-las!







0 comentários:

Postar um comentário

 
Desneurando © 2010 | Diseñado por Chica Blogger | Volver arriba